quinta-feira, 14 de abril de 2011

Dicas para trabalhar sobre bullying em sala de aula

BULLYING

Definição e características: http://pt.wikipedia.org/wiki/Bullying

FILMES:

01. Bang Bang! Você Morreu -

02. Elefante -

03. Te Pego Lá Fora -

04. Meninas Malvadas - uma garota criada na selva africana só conhece uma escola aos 16 anos. Ela começa a andar com um grupo de patricinhas que adoram esnobar os outros. Para vingar-se, a adolescente passa a agir da mesma forma.

05. Ponte para Terabítia - Enquanto na escola, Jess Aarons não tem amigos, é perseguido pelos valentões da sala, e vive uma paixão platônica pela professora de artes, em casa, seus pais estão com problemas financeiros e quando dão atenção para os filhos, é para alguma das quatro irmãs do garoto. Desenhista, ele passa seu tempo criando suas ilustrações ou treinando para ser o mais rápido na corrida da escola. Então surge a novata Leslie Burke, que logo em seu primeiro dia ganha de Jess e do resto dos garotos na disputa. Leslie, filha de escritores, também é vista como uma estranha, assim como Jess. Aos poucos, a má impressão da corrida vai passando e cria-se entre eles uma grande amizade. Leslie, com seu talento para criar histórias, e Jess, com suas habilidades nos desenhos, criam um mundo mágico chamado Terabítia. Um reino encantado, numa floresta perto da casa deles. Quando um acidente acontece, Jess segue os conselhos de Leslie de manter a mente sempre aberta, e decide construir uma Ponte para Terabítia.

06. Tiros em Columbine - o polêmico diretor e escritor Michael Moore levou ao cinema a história dos jovens Eric Harris e Dylan Klebold, que estudavam na escola Columbine High School e mataram seus colegas.

Sinopse: "Tiros em Columbine", de Michael Moore, explora os motivos pelos quais os americanos têm tanto fascínio por armas de fogo. O ponto de partida para essa investigação foi o assassinato em massa cometido por dois adolescentes em uma escola de Columbine. Por meio de depoimentos de pessoas comuns e celebridades, Moore traça uma ácida crítica aos Estados Unidos.

07. Nunca fui beijada - a jornalista Josie Geller recebe a difícil missão de fazer uma reportagem sobre o comportamento dos adolescentes na escola. Só que a moça nunca foi beijada e não era das mais populares na época de colégio. O filme mostra como a protagonista vira motivo de chacota para seus colegas.

08. De repente 30 - Jenna é uma garota divertida mas impopular. Quando as coisas dão erradas em sua festa de aniversário de 13 anos, ela deseja ter 30 anos, ser bem sucedida e possuir um namorado. Quando acorda no dia seguinte tudo é realizado, mas ela logo percebera que na realidade sempre teve o que quis até tentar ser popular.

09. Um Grande Garoto - Nesta comédia dramática, Hugh Grant é Will, um londrino metido a galã que resolve inventar que tem um filho só para poder ir a reuniões de pais solteiros. Lá, ele conhece uma série de mães solteiras e sempre apela para o mesmo esquema: viver um rápido romance e pular fora assim que surgir a palavra compromisso. Essa situação muda quando ele conhece Marcus (Nicholas Hoult), um garoto de 12 anos com muitos problemas na escola e em casa. A princípio, um é praticamente o oposto do outro. Porém, com o tempo, Marcus e Will descobrirão que têm muito a aprender um com o outro.

10. Forrest Gump - Forrest Gump (Tom Hanks) é um jovem problemático, de QI bem inferior ao resto da população.

11. Querido Frankie - é uma comovente e reconfortante história sobre a vida de um rapaz de 9 anos, surdo e mudo, que sofre perseguições Frankie, e a sua mãe, Lizzie.

Desde muito pequeno que Frankie se lembra de andar sempre a mudar de casa, na companhia da mãe, e nunca ter visto o pai. Para proteger o filho da verdade, Lizzie inventou uma história para satisfazer a sua curiosidade... Regularmente, escreve-lhe cartas fazendo-se passar por um suposto pai a trabalhar num navio, que anda por terras distantes e exóticas.

12. Thirteen - Um filme interessante sobre como é importante fazer parte de tribos nas escolas para não ser excluído e o preço que se paga para ser cool.

13. Inimigos Para Sempre (Big Bully) - 1996 - Comédia - Quando criança, David Leary era o alvo das piadas e brincadeiras de outras crianças, e especialmente de Rosco, o valentão local. Já adulto e tendo se transformado em escritor de sucesso, David volta à cidade natal e Rosco decide reeditar as brincadeiras do passado.

14. Lucas - Um Intruso No Formigueiro (The Ant Bully) - 2006 - Infantil - Depois que Lucas Nickle (voz de Zach Tyler na versão original) afoga um formigueiro com sua pistola d'água, ele é misteriosamente diminuído ao tamanho de um inseto e obrigado a trabalhar de forma escrava nas ruínas do formigueiro que destruiu.

15.

BULLYING no YOUTUBE

Obs. Pode ser gravado em DVD.

01. Bullying e o mal que causa (Versão lenta para escolas)

http://www.youtube.com/watch?v=2MLMpwgrOZc

02. Você sabe o que é BULLYING?

http://www.youtube.com/watch?v=EmgxeUh7GmA&feature=related

03. Bullying

http://www.youtube.com/watch?v=mGbmqdGeokM

LEITURAS:

01. BULLYING - http://www.4shared.com/file/32238373/53381eaf/bullying.html?s=1

SITES:

01.http://www.bullying.com.br/

02.http://www.brasilescola.com/sociologia/bullying.htm